8 de maio de 2018
ConferênciasENVIE A SUA APRESENTAÇÃO - Compartilhe seu conhecimento e experiência
É hora de enviar uma apresentação, workshop ou sessão em um dos temas do Congresso ERACON. Os resumos devem ser enviados para programme@eracon.eu, seguindo as instruções para a elaboração dos resumos.
CONVOCATÓRIA PARA RESUMOS
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Sessões, Worksops, mesas redondas são bem-vindas!
Envie a sua proposta para programme@eracon.eu com um resumo para a Sessão ou Oficina ou Mesa redonda com contatos completos. As propostas aprovadas serão comunicadas e divulgadas.
Mais informações em www.eracon.info
EXPOSIÇÃO: ERASMUS GO-EXCHANGE EDUCATION FAIR 2018
Exponha sua universidade para criar redes e conhecer colegas para desenvolver novos acordos de intercâmbio e cooperação entre as suas instituições.
A Feira de Educação do GO-Exchange é executada no ERACON, durante a qual cada Universidade pode fornecer informações a outras universidades sobre os programas oferecidos e os arranjos para a mobilidade académica e estudantil, bem como para Workshops Erasmus+ Student e oportunidades de formação de pessoal. Espera-se que a Feira sirva também de base para o desenvolvimento da cooperação entre universidades da UE e não-UE para apoiar a mobilidade internacional. As empresas europeias também são convidadas a promover a cooperação para os estágios Erasmus+ e outras ações no âmbito do Erasmus+. A Feira GO-Exchange terá lugar na tarde de 9 de maio de 2018.
Mais informações podem ser encontradas aqui
Pode inscrever-se para GO-EXCHANGE FAIR aqui
6 de março de 2018
ProjetosDe 6 a 8 de março, a Universidade do Porto irá receber cerca de 20 participantes de instituições Europeias, Brasileiras e Argentinas para o lançamento do projeto "Rec-Mat: Recognition Matters". O evento marca o arranque deste Projeto financiado pela Comissão Europeia para os próximos 3 anos (até 2020), através do programa Erasmus+ Ação 2 – Reforço de Capacidades. A U.Porto irá trabalhar com outras universidades e organizações europeias, da Argentina e do Brasil no domínio do reconhecimento académico, com o objetivo de contribuir para facilitar a mobilidade de estudantes entre a América Latina e Europa e reduzir barreiras relacionadas com o processo de reconhecimento académico. Os 648.228 mil euros de financiamento para o projeto possibilitarão atividades e trabalho conjunto dos parceiros, no sentido de capacitar as IES para implementar processos mais justos e transparentes nestas matérias.
O projeto Rec-Mat assenta na vasta experiência da U.Porto e dos restantes parceiros na cooperação com esta região, e nos desafios identificados ao longo do tempo, em relação a diferentes Sistemas de Ensino, princípios e práticas de reconhecimento académico. O projeto é vincadamente inovador através das atividades previstas, ligando as dimensões prática e política inerentes à temática do reconhecimento académico (ex.: atividades de formação, casos de estudo e fóruns de discussão de políticas).
O Projeto Rec-Mat é igualmente original no público-alvo e atores que envolve: não só os Serviços de Relações Internacionais e Académicos, mas também docentes (coordenadores e diretores de curso) e outras autoridades identificados como principais decisores nos processos de reconhecimento, bem como técnicos envolvidos no desenvolvimento de ferramentas de apoio/sistemas de informação.
Através do projeto, os parceiros pretendem também consciencializar docentes para a importância do reconhecimento académico pleno e para a relevância da internacionalização das IES, através de uma abordagem entre pares. Estes objetivos serão alcançados através das atividades do projeto, como por exemplo a formação combinada (blended) com uma componente física e online (MOOC) reunindo docentes latino-americanos mais ‘resistentes’ aos processos de mobilidade e distantes da lógica de Bolonha com colegas mais experientes das suas instituições bem como dos parceiros europeus. Para além das atividades de formação, no contexto do projeto serão ainda promovidos casos de estudo piloto, com o objetivo de evidenciar exemplos práticos bem-sucedidos.
Os parceiros pretendem assim capacitar as Instituições envolvidas para enquadrar formalmente o reconhecimento académico, a nível institucional, e para desenvolver soluções concretas a nível técnico (ferramentas/sistemas), que facilitem esse processo.
Através da publicação de um compêndio final e da organização de eventos públicos nacionais e internacionais, os parceiros pretendem também levar o tema a um debate alargado, encorajando outras instituições a adotar procedimentos mais transparentes e a partilhar os resultados inovadores do Projeto Rec-Mat (MOOC, compêndio e documento de conclusões).
27 de março de 2017
EventosNo âmbito do projeto NutriSEA (Erasmus+ Capacity Building for Higher Education), a U.Porto acolheu de 27 a 31 de março as segundas sessões de formação em Internacionalização e Pedagogia.
A primeira foi dirigida a 10 membros de staff das Relações Internacionais de seis Instituições de Ensino Superior do Camboja, Myanmar e Vietname. Incluiu formação em vários temas relevantes como gestão financeira de projetos internacionais, gestão local de atividades de cooperação internacional, acordos institucionais para o desenvolvimento de cooperação, modernização e inovação com uso de ferramentas digitais, entre outros.
A segunda foi dirigida a seis docentes de seis Instituições de Ensino Superior dos mesmos países e contou com a colaboração de vários formadores internos e externos. A agenda incluiu sessões como “Construções de perguntas de escolha múltipla – princípios básicos”, “Tecnologias da Educação, Google Classroom e outras plataformas”, “Avaliação qualitativa de exames de escolha múltipla”, “Estratégias de ensino para turmas grandes”, entre outras.
Esta constituiu ainda uma oportunidade para os participantes do NutriSEA conhecerem e interagirem com representantes de Instituições de Ensino Superior de todo o mundo, já que as formações coincidiram com a realização de mais uma edição da U.Porto InterWeek.
O projeto NutriSEA tem com objetivos capacitar os recursos humanos no sentido de assegurar um modelo sustentável da cadeia alimentar, baseado no empreendedorismo e criação de valor acrescentado nos recursos naturais que permitem a produção alimentar no Sudeste asiático (Vietname, Camboja e Myanmar). Além disso, o projeto procura também fortalecer a relação universidade-empresa e cooperação regional e (inter)nacional.
24 de janeiro de 2017
CursosUSS univie: summer school
SWC Scientific World Conceptions
GENOMICS: PHILOSOPHY, ETHICS AND POLICY
Viena, 3 a 14 de julho de 2017
Nas últimas duas décadas, a genómica emergiu como um poderoso local para não apenas reconfigurar entendimentos e promulgações da vida, mas também para entender como essas conceções e decretos se formam em conjunto com modos de ordenar e governar vidas. O curso de duas semanas explora inovações conceituais que chamam a atenção para esses processos coprodutivos, bem como as histórias e filosofias que aprofundam os nossos entendimentos não apenas genómicos, mas também os nossos esforços sempre elusivos para dar sentido à vida.
Preço do curso: EUR 880, -
Alojamento em residência de estudantes está disponível por aproximadamente EUR 400-450 para toda a duração do curso.
Data limite de inscrição: 15 de fevereiro de 2017 (Candidaturas posteriores poderão ser consideradas se houver espaço disponível)
Para mais informações, pode enviar um email para: riedrich.stadler@univie.ac.at ou consultar o site.
23 de janeiro de 2017
OportunidadesO International Center for Studies and Research - Cusco vai lançar o Resident Associate Researchers Network. Se viajar para o Peru para uma visita de curta ou longa duração para realizar uma investigação, pode fazer parte da nossa comunidade universitária, sem nenhum custo, como Resident Associate Researcher, status que lhe oferece os seguintes benefícios:
Se quer sentir-se em casa durante sua visita de investigação a Cusco, é muito bem-vindo na USIL.
Além do acima descrito associado à adesão gratuita ao Resident Associate Researchers Network, oferecemos opcionalmente tutoria/supervisão qualificada para o seu projeto de pesquisa por um dos nossos professores, mediante pagamento.
A sua candidatura será avaliada pelas autoridades académicas da USIL e receberá uma carta de aceitação.
Contactos: vtyuleneva@usil.edu.pe e studyincusco@usil.edu.pe
23 de janeiro de 2017
Staff WeeksDear Colleagues and Friends,
Please find here our Staff Training Course offer for next June. Kindly share it with your Colleagues and Partners as long as it might be of their interest.
14th STP VALENCIA: LANGUAGES & IT TRAINING FOR UNIVERSITY STAFF
Target group: teaching and non-teaching University Staff
Monday, 12th June – Friday, 16th June 2017
Best regards from Valencia
Claudio Benavent
International Officer ETSIAMN
cbenavent@upvnet.upv.es
Phone: +34-96-3879132
Surface mail address:
Universitat Politecnica de Valencia
ETSIAMN - Relaciones Internacionales
Camino de Vera s/n
46022 Valencia
Spain
20 de janeiro de 2017
Staff WeeksDear colleagues,
we hope this email finds you well.
On behalf of Freie Universitaet Berlin, we would like to invite you to our
International Week 2017 (26th to 30th of June, 2017)
Career Services: Enhancing International Cooperation
Library: Libraries in Motion - Structures and Services
Further Education: Human Resources & Further Education for University Staff - beyond the national focus
We have composed three programmes full of variety - there will be workshops, group events, tours, presentations, sportive activities, and of course time to connect and network.
How to participate? Our application phase for the International Week 2017 has begun and we will accept registrations until March 17th 2017. Please visit our website for more information and necessary documents.
If you would like to apply for participation, please download the application form from the website and send us the completed version via email to gesa.heym-halayqa@fu-berlin.de. Please note that the selection of participants will be done no earlier than the middle of April 2017, after we have closed the application phase. You will receive confirmations of participation from us in the middle of April.
In case of questions, remarks, or other issues, please do not hesitate to contact me via this email address: gesa.heym-halayqa@fu-berlin.de.
We are looking forward to receiving your registration and to welcoming you to our institution in June for an interesting and fun International Week 2017!
Best wishes from Berlin,
Gesa Heym-Halayqa
Referentin
Erasmus Institutional Coordinator / PROMOS-Koordinatorin
Abteilung Internationales - International Office
Freie Universität Berlin
Iltisstr. 4 (U-Bahnhof Dahlem Dorf)
D-14195 Berlin
Tel.: (++49 30) 838 73443
E-Mail: gesa.heym-halayqa@fu-berlin.de