29 de novembro de 2016
NotíciasA cooperação entre a Universidade do Porto e a Universidade Nacional de Timor Lorosa’e remonta ao ano de 2010, altura em que o projeto Mundus ACP viu a sua aprovação. Este seria o primeiro de quatro projetos em que as duas Instituições iriam colaborar até à data de hoje.
Adicionalmente ao Acordo geral firmado em abril de 2011, e com o avançar do tempo, a UNTL sente necessidade de ampliar os conhecimentos e competências dos seus docentes, num contexto académico de excelência, e nasce assim o Programa de Formação de Docentes da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e.
A primeira execução de bolsas deste Programa na U.Porto, para cursos de Mestrado e Doutoramento, reporta ao ano académico 2013/2014, surgindo outra Instituição de Ensino Superior Portuguesa como ponto focal do Programa.
Atualmente, os laços de cooperação entre a UNTL e a U.Porto estão mais estreitos, resultado da assinatura de um Contrato Programa, a 1 de julho de 2016, que regula a formação Pós-Graduada de Docentes da UNTL na U.Porto. Este novo Contrato permite à Universidade do Porto gerir o apoio financeiro concedido aos Bolseiros parciais ou integrais da UNTL, a realizar um curso completo na nossa Instituição.
Este tipo de iniciativas distingue, uma vez mais, a Universidade do Porto como adepta acérrima da internacionalização, que muito tem explorado e consolidado nos últimos anos.
28 de novembro de 2016
OportunidadesI am contacting you on behalf of CHE Consult Prague s.r.o. with an Erasmus+ internship opportunity for your alumni or students who are about to finish their master degree in statistics, sociology or psychology.
We are looking for a candidate with an experience with on-line surveys and analysis as well as a solid knowledge of statistical tools, esp. SPSS or similar. The candidate should be interested in survey methodology and have a strong drive in learning new skills.
We are offering a one year internship with a possibility of employment contract, engagement in prestigious international projects, daily use of English and innovative working environment.
CHE Consult Prague s.r.o. is a leading-edge company in the field of internationalisation management and measuring student mobility impact. By introducing psychometric methods into exchange mobility management we open up new horizons for higher education quality management. CHE Consult Prague conducts large research projects and studies on various topics, including the Europe-wide projects of the Erasmus Impact Study (2016) or a currently running evaluation of the European Voluntary Service.
Should you have any questions, please do not hesitate to contact me.
Kind regards
Michaela Klicnikova
Project manager
CHE Consult Prague
Impact Hub
Drtinova 557/10
CZ-150 00 Praha 5
E michaela.klicnikova@che-consult.de
W www.che-consult.de
28 de novembro de 2016
ConvocatóriasEstão abertas as seguintes convocatórias para mobilidade de estudantes, docentes e técnicos (Incoming e Outgoing) ao abrigo de projetos financiados pelo Programa Erasmus Mundus:
Região | Projeto | Website | Prazo | |
Ásia | ALFABET | https://www.alfabet-em.cz/ | 7-jan-2017 | |
LEADERS | http://www.emleaders.eu/ | 5-dez-2016 | ||
SMART LINK | http://smartlink-edu.eu/ | 31-dez-2016 | ||
IMPAKT | http://www.impakt-asia.eu/ | 2-dez-2016 | ||
América do Sul | EUROINKA | http://www.euroinka.eu/ | 28-mar-2017 | |
Balcãs | GREEN TECH | http://green-tech-wb.uvigo.es/ | 28-fev-2017 | |
Ásia Central* | CASEU | http://www.caseu.ub.edu/ | 17-fev-2017 |
*Apenas para mobilidade de estudantes/docentes Outgoing
As bolsas incluem:
Para obter mais informações sobre critérios de elegibilidade e aceder ao formulário de candidatura, por favor consultar o site de cada projeto ou contactar para o endereço de correo electrónico emundus@reit.up.pt.
23 de novembro de 2016
ProjetosA Universidade do Porto, juntamente com mais seis instituições europeias, colabora com oito instituições do Camboja, Myanmar e Vietname para promover o desenvolvimento do setor agroalimentar no sudeste Asiático.
Esta colaboração desenvolve-se no âmbito do projeto NutriSEA – Network of UniversitiesandEntreprises for Training in Southeast Asia, financiado pela Comissão Europeia, através do programa Erasmus+.
Liderado pela Universidade de Gent (Bélgica) e pela Real Universidade de Agricultura (Camboja), o projeto tem como parceiros europeus – para além da U.Porto – a Universidade de Toulouse III Paul Sabatier (França), a Universidade de Gottingen (Alemanha), a Universidade de Wageningen (Holanda) e o Instituto de Investigação Campden BRI (Hungria). Os parceiros do sudeste asiático são o Ministério da Educação e a Universidade Chea Sim de Kamchaymear (ambos do Camboja), a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hanói e a Universidade de Hue (Vietname), a Universidade de Yangon e a Universidade Agrícola de Yezin (Myanmar).
Um dos objetivos do projeto NutriSEA é a criação de uma rede regional de cooperação no setor agroalimentar no sudeste Asiático, constituída por universidades, empresas e autoridades públicas do Camboja, Myanmar e Vietname.
Os parceiros europeus irão providenciar formação aos recursos humanos das universidades daqueles três países asiáticos em áreas como o empreendedorismo, as ciências da alimentação e a qualidade alimentar, aumentando assim as capacidades de ensino e de transferência do conhecimento produzido naquelas instituições.
De forma a promover a internacionalização daquelas instituições, docentes, investigadores e estudantes asiáticos terão a oportunidade de frequentar formações e visitas técnicas às universidades europeias.
O projeto teve oficialmente início com uma reunião de arranque que juntou, de 7 a 9 de março de 2016, todos os parceiros na Royal University of Agriculture, em Phnom Penh.
Já de 14 a 19 de novembro de, a U.Porto participou na segunda reunião de acompanhamento do projeto na Universidade de Hué, Vietname, bem como em várias formações, que decorreram em paralelo, com vista à capacitação do pessoal (docente e não docente) das Universidades, em áreas como Internacionalização (liderada pela U.Porto), Pedagogia, Transferência de Tecnologia, Empreendedorismo e Segurança Alimentar.
Com uma duração prevista de três anos, o projeto NutriSEA tem um orçamento de 971 mil euros, financiados pela Ação Chave 2 do programa Erasmus+.
23 de novembro de 2016
ConferênciasEURIE is the new meeting point for international higher education, connecting other parts of the world with the great potential of the Eurasian region.
EURIE annual summit features an exhibition and a conference to expand the knowledge, networks and collaboration opportunities for the participants.
WHY ATTEND EURIE?
WHO SHOULD ATTEND EURIE?
Participants registration opened on October 1, 2016.
23 de novembro de 2016
NotíciasFoi publicado em Diário da República, n.º 225/2016, Série II de 2016-11-23, o regulamento n.º 1057/2016, do programa de incentivos para estudantes internacionais da U.Porto, disponível para consulta aqui.
O regulamento tem por objeto a regulação da atribuição de incentivos a estudantes internacionais por parte da Universidade do Porto, nos termos e limites previstos nos artigos do documento, e aplica -se a todos os estudantes que ingressem na Universidade do Porto ao abrigo do concurso especial para estudantes internacionais previsto no Estatuto de Estudante Internacional.
A candidatura ao programa de incentivos para estudantes internacionais decorre junto de cada Faculdade, nos prazos e termos previstos para o efeito na regulamentação especifica e no edital que venha a ser aprovado anualmente pelas Faculdades e divulgado no sítio de internet respetivo.
23 de novembro de 2016
AcordosNo âmbito da deslocação do Senhor Reitor, Professor Sebastião Feyo de Azevedo, à Universidade de Cabo Verde, entre os passados dias 19 e 21 de novembro de 2016, foi assinada uma adenda, na área da Medicina, ao Acordo Geral entre as duas Universidades, com o envolvimento da Faculdade de Medicina da U.Porto, com o intuito de desenvolver uma parceria no âmbito do curso de Mestrado em Educação Médica na Uni-CV.
23 de novembro de 2016
VisitasA Vice-Reitora para as Relações Externas e Cultura da Universidade do Porto, Professora Maria de Fátima Marinho, fez uma visita institucional à Tailândia, Malásia e Singapura, entre 13 e 18 de novembro passado.
Aproveitando a deslocação à Tailândia no âmbito da participação na 15ª Conferência da IAU (International Association of Universities), a Vice-Reitora da U.Porto, estabeleceu contactos com as entidades académicas das Universidades de Chulalongkorn, Thammasat e Kasetsart, na Tailândia. Nesta última instituição, teve a honra de inaugurar, juntamente com o Embaixador de Portugal em Singapura, Dr. Francisco Vaz Patto, uma exposição de cinema português, durante a qual foram lidos poemas de Fernando Pessoa, Miguel Torga e Luís de Camões por uma turma de estudantes de português.
Ainda na sequência desta missão ao Sudeste Asiático, a Prof. Fátima Marinho visitou institucionalmente a Universidade da Malásia, a Universidade Nacional de Singapura, a Universidade Tecnológica Nanyang e a A*Star, Agência para a Ciência, Tecnologia e Investigação de Singapura.
Destas visitas institucionais saíram reforçadas algumas parcerias já existentes e foram estabelecidas novas oportunidade de cooperação e networking entre a Universidade do Porto e as instituições de ensino superiores locais.
22 de novembro de 2016
Staff WeeksDear colleagues,
We are pleased to announce that the University of Iceland will host International Staff Training Days 10-12 May 2017. The Staff Days are organised by the International Office in collaboration with the Division of Marketing and Public Relations and are open to university employees that work within these fields at their institution. We especially welcome colleagues from our partner universities.
The programme will include presentations and interactive workshops on themes related to internationalisation and marketing in both joint sessions and smaller working groups. Participants will also have the opportunity to meet representatives from the Schools and Faculties of the University of Iceland.
The Staff Days will give the participants the opportunity to develop personal and professional skills relating to internationalisation and marketing, participate in social and cultural events and network with colleagues from a wide range of international institutions.
Participation fee is 160€ and includes the programme, two lunches, coffee breaks and refreshments and a dinner at a restaurant in downtown Reykjavik. Please note that participants are responsible for covering their own accommodation and travel costs.
The deadline for submitting an application is 11 January 2017. Unfortunately we have limited spaces available and applicants will be informed about whether they have been accepted by 3 February 2017.
If you have any questions about the International Staff Days, please email karitask@hi.is.
Best regards,
Kolbrún
22 de novembro de 2016
EventosEncontram-se a decorrer esta semana as Sessões Culturais, uma iniciativa promovida pela Universidade do Porto para apoiar a preparação das centenas estudantes da instituição que vão participar em programas de mobilidade internacional no ensino superior no ano letivo 2016/17 (2º semestre).
Organizada pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, a iniciativa decorre entre 21 e 25 de novembro no edifício da Reitoria e conta com um programa de 7 sessões, lideradas por 8 oradores convidados. Nestes incluem-se estudantes em mobilidade na U.Porto, que assumem o papel de apresentarem o seu país de origem, e estudantes da U.Porto que já tenham regressado do seu período de mobilidade e que vêm partilhar as suas experiências no país de acolhimento.
Através desta iniciativa, os participantes podem expor os seus receios a estudantes que já estiveram no seu lugar, contribuindo para a diminuição do impacto inicial da vida num país estrangeiro.
Da U.Porto, partem este ano académico mais de 1.100 estudantes para os quatro cantos do mundo para realizar um período de estudos em universidades parceiras internacionais. As Sessões Culturais desta 3ª Edição incluem os seguintes países: Itália, Brasil, República Checa, Polónia, Holanda, Espanha e Reino Unido, tendo sido convidados a tomar parte nesta iniciativa mais de 200 estudantes.