Candidatura online

 

1 - Procedimentos académicos de candidatura

Os prazos para a submissão das candidaturas de estudantes internacionais são:

Ano Académico – 31 de maio (resultados anunciados a partir de 15 junho)
1º Semestre – 31 de maio (resultados anunciados a partir de 15 junho)
2º Semestre – 15 de outubro (resultados anunciados a partir de 15 novembro)

Os estudantes selecionados pela sua Universidade de Origem devem registar-se online, para obter o username e a password necessários para aceder ao  Formulário de Candidatura, na página da Universidade do Porto:www.up.pt> Internacional> Vida na U.Porto> Procedimentos Administrativos> Pedir Utilizador
Aos estudantes registados, o sistema enviará, de forma automática, um e-mail com o username e password.

Ler mais »

Aconselhamos todos os estudantes interessados em realizar um período de mobilidade na U.Porto a ler cuidadosamente o Manual de Candidatura Online disponível na mesma página (barra lateral à direita).

Para que os estudantes possam preencher o formulário de candidatura de uma forma mais fácil e eficaz, recomendamos que, antes de iniciar o seu preenchimento, preparem a informação com o responsável pela mobilidade na Universidade de Origem e organizem a documentação pessoal e o cadastro académico, imprescindíveis para a submissão da candidatura. Uma vez concluído o seu preenchimento integral, o Formulário de Candidatura online deve ser submetido pelos estudantes.
Finda esta etapa, os estudantes devem imprimir o ficheiro PDF do Formulário de Candidatura e solicitar a assinatura e carimbo do Coordenador de Mobilidade na Universidade de Origem.
De forma a finalizar a sua candidatura, os estudantes devem efetuar o upload de todos os documentos necessários num ÚNICO ficheiro (Formulário de Candidatura devidamente assinado e carimbado pela Instituição de Origem, cadastro académico, documentos pessoais, etc)
Uma vez concluídos todos estes passos, a candidatura será analisada pela Universidade do Porto.

Para obter informação detalhada acerca do calendário escolar, cursos disponíveis, planos de estudo, guia de ECTS (Sistema de créditos em vigor na U.Porto - European Credit Transfer System) e datas de exames, aconselhamos a consulta da nossa Oferta Formativa e da página de cada Faculdade (ver separador> Cursos/CE). Para poderem obter informações adicionais, os estudantes podem também contactar diretamente a Faculdade do seu interesse, cujos contactos estão disponíveis online na mesma página.

 

2 – Preparação da mobilidade

Os estudantes deverão organizar a sua viagem de acordo com o Calendário Escolar da U.Porto, assegurando que chegam à bela cidade do Porto a tempo de participarem em todas as atividades académicas e de integração especialmente planeadas e organizadas pela Universidade do Porto.

Ler mais »

Os estudantes que, por motivos vários, não consigam frequentar as aulas desde o primeiro dia, devem chegar impreterivelmente até ao final da primeira semana de aulas.
No sentido de ajudar a esclarecer as dúvidas mais recorrentes dos estudantes internacionais
, o Serviço de Relações Internacionais da U.Porto preparou um Guia do Estudante Internacional. Assim, de forma a garantir a boa preparação da sua mobilidade, antes da partida para o Porto, todos os estudantes deverão ler cuidadosamente este documento.

 

3 – Língua de Ensino e Cursos de Língua Portuguesa

A Língua de ensino de cada curso está devidamente identificada na Oferta Formativa da U.Porto.
A este respeito é de salientar que a Universidade do Porto não impõe requisitos de língua obrigatórios aos seus estudantes internacionais. Contudo, a  maior parte das disciplinas são lecionadas em Português.

Ler mais »

Cada estudante interessado deverá verificar com a Faculdade/Departamento os requisitos específicos (linguísticos e académicos) que possibilitam a submissão da candidatura à U.Porto. É igualmente de mencionar que a U.Porto faculta um apoio tutorial em Inglês a quem o requeira e sempre que possível. De referir ainda que alguns docentes permitem que os estudantes internacionais redijam trabalhos e exames noutras línguas, principalmente em Inglês, contudo, esta situação deverá ser acordada individualmente logo após a chegada do estudante à U.Porto.

Para outros cursos de língua por favor consultem a oferta de Formação Contínua.

Podem também contactar a nossa Faculdade de Letras através do seguinte endereço:
Dr. Pedro Oliveira
Gabinete de Português para Estrangeiros
Faculdade de Letras
Telefone: +351 22 607 71 65
Fax: + 351 22 609 16 10
e-mail: ple@letras.up.pt

 

4 – Alojamento

Informamos que apenas o alojamento nas Residências Universitárias (com número limitado de vagas disponíveis) é da responsabilidade do Serviço de Relações Internacionais.

Ler mais »

Residências Universitárias:
- Os estudantes podem candidatar-se a uma vaga aquando do preenchimento do Formulário de Candidatura;
- O procedimento de atribuição de vagas é efetuado pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, seguindo a ordem de aceitação das candidaturas;
- O pedido só será considerado após a aprovação do Contrato de Estudos proposto;
- A formalização do pedido no Formulário de Candidatura não garante a atribuição de uma vaga nas Residências Universitárias da U.Porto

Alojamento privado
A U.Porto providencia uma lista de alojamentos privados disponíveis na cidade, no entanto, uma vez que a gestão destes processos é externa à Universidade, esta não assume qualquer responsabilidade na atribuição deste tipo de alojamento.
Os estudantes interessados em obter a Lista de Alojamentos Privados deverão enviar um e-mail a formalizar o pedido para: international@reit.up.pt.

 

5 - ESN - Erasmus Student Network

Para auxiliar os estudantes no seu processo de integração na U.Porto e na cidade, foi constituído um grupo de estudantes portugueses voluntários, ESN-Porto.

Ler mais »

Os estudantes internacionais que desejem receber apoio deste grupo, deverão entrar em contacto com os voluntários, antes ou logo após a sua chegada à cidade, através do contacto: info@esnporto.org. Caso os estudantes internacionais estejam interessados em beneficiar de um acompanhamento mais personalizado, poderão solicitar um Buddy (Tutor), por e-mail (buddy@esnporto.org) ou através da consulta da página da ESN-Porto para obter a informação necessária.
Para mais informação, por favor contactar: international@reit.up.pt

 

Esperamos, muito em breve, acolhê-lo na U.Porto!