InterNews

Prémio: Projeto Inspirador 2016

  22 de setembro de 2016

  Prémios

O Projeto Mobile+, coordenado pela Universidade do Porto, e aprovado em 2015 no âmbito da ação "International Credit Mobility" do Programa Erasmus+, foi distinguido pela Agência Nacional Erasmus+ como “Projeto Inspirador 2016”. 

O Mobile+, o maior projeto em Portugal nesta categoria, com quase 1 milhão de euros de financiamento atribuído, envolve Instituições de Ensino Superior de quase 30 países não europeus de 4 continentes, e promove a mobilidade de estudantes e de docentes e técnicos, em ambos os sentidos, IN e OUT, através da atribuição de 225 bolsas.

O prémio, entregue numa cerimónia no passado dia 21 de setembro, no espaço GNR’ation, em Braga, e que teve o objetivo de distinguir as melhores práticas em Portugal, é mais um importante reconhecimento da estratégia de promoção da internacionalização que a U.Porto que tem levado a cabo nos últimos anos, em particular no que diz respeito à participação e coordenação de consórcios e projetos europeus de mobilidade internacional de estudantes, docentes e colaboradores.

EAIE Institutional Award for Innovation in Internationalisation

  13 de setembro de 2016

  Prémios

A Universidade do Porto recebeu o Institutional Award for Innovation in Internationalisation 2016 da  European Association for International Education (EAIE) que anualmente distingue as instituições europeias de ensino superior mais ativamente empenhadas em estratégias inovadoras de internacionalização.

Este prémio foi entregue à Universidade do Porto, em setembro de 2016, durante a conferência anual da EAIE, onde coube à Senhora Vice-Reitora para as Relações Externas e Cultura, Professora Maria de Fátima Marinho, receber esta distinção na cerimónia de abertura da Conferência, que se realizou este ano em Liverpool (Reino Unido).

A Universidade do Porto vê assim ser reconhecida, pela maior associação do setor, a estratégia de internacionalização que tem levado a cabo nos últimos anos, em particular no que diz respeito à participação e coordenação de projetos internacionais.

A atitude pró-ativa adotada pelo Serviço de Relações Internacionais nas candidaturas a programas comunitários de apoio ao Ensino e Formação – nomeadamente o Erasmus Mundus e o Erasmus+ –, permitiu que a Universidade do Porto tomasse parte num número recorde de parcerias e consórcios internacionais que envolvem perto de um milhar de universidades dos cinco continentes, mais de 7.600 mobilidades e um financiamento global de 165 milhões de euros.

Desta forma, e apesar da crise económica e financeira do país, a Universidade do Porto conseguiu reforçar e ampliar a sua visibilidade internacional ao diversificar as suas fontes de financiamento para o processo de internacionalização. Mas, mais importante ainda, ao fazer parte destes consórcios internacionais, a Universidade do Porto garantiu a entrada automática numa rede de quase 1.000 universidades de todas as regiões do planeta, incluindo os países da região ACP (África, Caraíbas e Pacífico) e da Ásia, onde a Universidade não possuía tradição de cooperação internacional.

Na verdade, a abertura a novos mercados é um dos pilares da atual estratégia de internacionalização da Universidade do Porto. Para além da participação em consórcios, a instituição tem apostado no estabelecimento de acordos de cooperação bilateral com universidades de países onde a U.Porto não tem tido presença significativa de cooperação.

Todos estes esforços tiveram como resultado o aumento do número de estudantes internacionais que frequentam a Universidade do Porto. Só no ano letivo 2015/2016, a universidade recebeu um número recorde de 3.607 estudantes e investigadores internacionais, de 167 nacionalidades diferentes. Inversamente, 1.250 estudantes da U.Porto tiveram a oportunidade de efetuar um período de mobilidade em 45 países estrangeiros.

Visita Institucional: Canadá

  12 de setembro de 2016

  Visitas

Entre 4 a 10 de setembro, a Senhora Vice-Reitora, Professora Fátima Marinho, acompanhada pela colega do Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, Dra. Liliana Norte, realizou várias visitas institucionais a Universidades do Canadá, nomeadamente à Concordia University of Edmonton, à University of Toronto, à University of Ottawa e à Université de Montréal.

No âmbito destas visitas, a Senhora Vice-Reitora assinou um acordo com a University of Ottawa, com a presença do Sr. Embaixador de Portugal no Canadá, Dr. José Moreira da Cunha, do Vice-Reitor da University of Ottawa, Prof. Louis de Melo, e do novo leitor de Português, Dr. José Abreu Ferreira.

Assinatura do acordo com a University of Ottawa

Durante a passagem por Alberta, a Prof. Fátima Marinho assinou também um acordo com a Concordia University of Edmonton, e onde foi recebida pelo Dr. Manfred Zeuch, Vice-President International & Research, Dr. Aurélio Fernandes, Cônsul Honorário em Edmonton e Professor na Faculdade de Gestão, Dr. Tim Loreman, Presidente Eleito da Concordia University of Edmonton.

Visita à Concordia University of Edmonton

5ª Edição | Newsletter EBW+

  5 de setembro de 2016

  Notícias

Publicada uma nova edição da newsletter do Projeto EBW+: http://ebwplus.up.pt/newsletter.

Welcoming Days EBW+

  2 de setembro de 2016

  Eventos

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade do Porto organizou um evento de boas-vindas para todos os bolseiros selecionados no âmbito do projeto EBW+. Mais de 30 estudantes, investigadores e staffs, selecionados na segunda convocatória deste projeto Erasmus Mundus – Ação 2 com o Brasil, fizeram uma curta paragem no Porto por três dias antes de seguirem para os seus destinos finais na Europa.

Alguns destes bolseiros irão realizar os seus períodos de mobilidade em Portugal (Universidade do Porto e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), mas a maior parte deles irão ser acolhidos por outras universidades parceiras deste consórcio: Universidade Politécnica de Valência (Espanha), Universidade de Lille e Universidade de Rouen (França), Universidade Técnica de Dresden (Alemanha), Universidade de Roma – Sapienza (Itália), Universidade Técnica de Riga (Letónia), Universidade de Uppsala (Suécia) e Universidade de Malta (Malta).

Vídeo producido pela TVU

Esta estadia no Porto ofereceu-lhes um programa completo de três dias no E-Learning Café do Campo Alegre, que incluiu várias sessões relacionadas com o projeto e as suas atividades académicas e profissionais futuras, como por exemplo:

  • Utilidades para a vida académica: a ferramenta LaTex e Técnicas de apoio ao estudo
  • Saber viver com o multiculturalismo
  • Gestão eficaz da bolsa mensal
  • Como utilizar o seguro
  • Competências valorizadas pelos empregadores
  • Gestão de stress

Para além da equipa do Serviço de Relações Internacionais, responsável pela gestão e implementação deste projeto, os Welcoming Days 2016 contaram também com a colaboração de outros membros da U.Porto para as sessões: as Professoras Cristina Queirós e Ariana Cosme (FPCEUP), a Erasmus Student Network, e vários estudantes nacionais e internacionais da U.Porto. Representantes da corretora Atlas Seguros e da plataforma de recrutamento online Jobmatching foram também convidados a colaborar neste evento.

No último dia da sua estadia no Porto, os bolseiros tiveram a oportunidade de conhecer a cidade através de um passeio a pé guiado, oferecido pela Câmara Municipal do Porto.

         

         

Aulas Sem Fronteiras

  16 de dezembro de 2015

  Testemunhos

Estudantes internacionais dão “aulas” nas escolas do Porto

A U.Porto implementou um projecto inovador com as autoridades locais, como a Câmara Municipal do Porto, denominada Aulas sem Fronteiras, no âmbito da qual convida estudantes internacionais a apresentarem o seu país de origem às crianças em idade escolar. Os Estudantes e Professores Internacionais também podem partilhar com os jovens estudantes portugueses a sua experiência na U.Porto.

Mais de 40 estudantes internacionais da Universidade do Porto participaram no projeto “Aulas Sem Fronteiras”, uma iniciativa promovida pela Universidade e pela Câmara Municipal do Porto, no âmbito do programa Porto de Futuro. No último dia da edição 2015 do projeto, um estudante sírio e um indiano foram dar a conhecer a história e a cultura dos seus respetivos países aos alunos da Escola EB 2/3 e Secundária Clara de Resende.

Bolseira marroquina faz um video sobre a experiênca no Porto.

  26 de outubro de 2015

  Testemunhos

Uma bolseiro do Projeto Fatima Alfihri de Marrocos que terminou este mês o Mestrado no ICBAS,  fez um vídeo sobre a experiência de estudar no Porto: