InterNews

Programa "TIME TO TEACH"

  14 de novembro de 2016

  Oportunidades


"TIME TO TEACH" é um programa oficial, criado pelo Ministério da Educação do Equador que visa melhorar o ensino do inglês nas escolas públicas.

Assim, o Equador está a recrutar voluntários para ir e ensinar inglês por períodos de 10 ou 6 meses. Procuram professores, recém-licenciados ou estudantes de licenciatura no último ano de estudos (em qualquer disciplina). O principal requisito é ter um certificado reconhecido internacionalmente de conhecimentos de inglês nível B2.

O programa prevê a viagem (ida e volta para posições de longo prazo), seguro, visto, um subsídio, alojamento e refeições em famílias de acolhimento, etc.

Mais informações disponíveis no site do Ministério da Educação do Equador.

Abertura do concurso “Veste a Camisola da U.Porto! 2016/2017”

  11 de novembro de 2016

  Prémios

A edição 2016/2017 do concurso “Veste a Camisola da U.Porto!” abriu a 8 de novembro!

Os estudantes são convidados a participar no concurso, tirando uma foto com a t-shirt da U.Porto num ambiente criativo. O concurso tem duas categorias: uma dedicada a estudantes incoming e outra dedicada a estudantes outgoing

  • Os estudantes internacionais que estudam na U.Porto (incoming) são convidados a ser o mais criativos possível e a enviar uma foto que retrate o seu período de mobilidade na cidade do Porto.
  • Os estudantes da U.Porto que realizam um período de mobilidade fora (outgoing) têm a oportunidade de enviar a sua foto criativa a usar a t-shirt da U.Porto nos países onde se encontram a realizar o seu período de mobilidade.

O concurso está dividido por semestres para que todos os estudantes possam participar. Os vencedores são anunciados no final de cada semestre.

Os prémios deste ano serão anunciados em breve através da plataforma International.

Sessões de Informação e Esclarecimento sobre oportunidades de Financiamento para Projetos no âmbito do Programa Erasmus+

  10 de novembro de 2016

  Eventos

No seguimento da nova convocatória do Programa Erasmus+, recentemente publicada pela Comissão Europeia, o Serviço de Relações Internacionais está como habitualmente ao dispor para dar todo o apoio necessário na preparação de potenciais candidaturas a submeter por docentes e técnicos da U.Porto, em colaboração com instituições parceiras, quer enquanto coordenadores ou como parceiros.

Nesse sentido, e como tem sido habitual nos últimos anos, o SRI gostaria de disponibilizar o seu apoio, e, para o efeito, propor 3 Sessões de Divulgação e Esclarecimento sobre as Oportunidades de Financiamento para Projetos no âmbito do Programa Erasmus+, nas seguintes datas:

  • Segunda-feira, dia 21 de novembro, pelas 14h30, na Faculdade de Ciências U.Porto (Anfiteatro FC5)
  • Quarta-feira dia, 23 de novembro, pelas 11h00, na Faculdade de Medicina U.Porto  (Sala 4 no CIM)
  • Quarta-feira, dia 23 de novembro, pelas 14h30, na Faculdade de Farmácia (Sala 04. Piso 1. Ed.3)

Aproveitamos para desde já agradecer à FCUP, FFUP, ICBAS e FMUP, a colaboração e disponibilização dos espaços.

2017 Amgen Scholars Europe Programme

  9 de novembro de 2016

  Cursos

O período de candidaturas para o 2017 Amgen Scholars Europe Programme já está aberto!

O Amgen Scholars Programme oferece a estudantes de licenciatura selecionados a oportunidade de participar numa experiência de investigação em alguma das principais instituições de ensino europeias. Enquanto Amgen Scholars, os estudantes têm a oportunidade de:

  • Participar em importantes projetos de investigação universitária, ganhar experiência em laboratórios e contribuir para o avanço da ciência;
  • Interagir com e receber orientações de docentes e investigadores, incluindo alguns dos melhores cientistas académicos da Europa; e
  • Participar em seminários científicos, workshops e outros eventos de networking.

O prazo de candidatura para todas as universidades de acolhimento da UE é 1 de fevereiro de 2017. O inglês é a língua franca de todos os programas.

Informações detalhadas em www.amgenscholars.mcn.uni-muenchen.de e www.amgenscholars.eu.

Transilvania University (Roménia)

  8 de novembro de 2016

  Staff Weeks

Dear Colleagues and Partners,

We are happy to announce the International Week organised by University Transilvania of Brașov, Romania.

We kindly invite you to participate to our event, between 24 and 28 of April 2017!

The main topic is: New times – same practices? How to address international challenges as Erasmus+ participants.

During a week spent in beautiful surroundings and legendary places we aim to have a fruitful exchange of ideas and best practices and strengthen our international partnerships through networking. The participants are encouraged to make a presentation about their respective institution and to contribute to the workshops.

Please find here the official invitation, preliminary programme and registration form.

Since the number of participants is limited, please fill in the registration form and return it before 16th January 2017 to the e-mail address: incoming@unitbv.ro.

Please note that participants are expected to cover their own travel and living expenses through the Erasmus funds for staff/teaching mobility or otherwise.

Looking forward welcoming you at Brașov,

Prof. Dr. Eng. Ioan Vasile ABRUDAN, Rector
Prof. Dr. Eng. Simona LACHE, Institutional Erasmus+ Coordinator

UNIVERSITATEA TRANSILVANIA DIN BRASOV
Biroul Erasmus +
B-dul Eroilor nr. 29, 500036, Brasov, ROMANIA
Tel: +40 268 473 473
E-mail: 
incoming@unitbv.ro

Vaga: Técnico de Relações Internacionais

  8 de novembro de 2016

  Oportunidades

Location: National Taiwan University
Unit: Office of International Affairs
Service: Professional Services
Hours: Full-time
Salary Range: NTD 31,000-47,000

National Taiwan University
National Taiwan University, the flagship of Taiwan’s higher education and one of the top-ranking institutions in Asia, provides top-notch education and cutting-edge research in 54 departments and 109 graduate institutes in 11 colleges. The University Spirit-Virtue, Diligence, Fidelity, Philanthropy- mandates self-improvement as well as commitment to the betterment of the society and of humanity in general.
 
Responsibilities
This opportunity suits any individual with professional oral and writing English/Chinese skills. The incumbent will support translation, communication, publication, presentations and reports internally and externally. Planning programs and preparing documents efficiently are also required.
 
Education
A bachelor or a master’s degree in humanities or other fields.
 
Languages

High proficiency of English and Chinese.
 
Experience
Years of experience working in higher education or administration would be desirable.
 
IT Skills
Good knowledge of software programs, including Microsoft Office, Excel and PowerPoint.
 
Additional Information
Required documents: a cover letter, bilingual Chinese/ English biography & CV and relevant documents, including scanned degree(s)/ diploma(s) or certificate(s). Selected candidates will be notified by email for further interview conducted at Office of International Affairs, National Taiwan University.

Closing Date: 01 December, 2016 

E-mail: oia@ntu.edu.tw
 
國立臺灣大學 國際事務處
Office of International Affairs
National Taiwan University
No. 1, Sec 4, Roosevelt Rd, Taipei 10617, Taiwan
T: +886 (0)2 3366 2007
F: +886 (0)2 2362 0096
www.oia.ntu.edu.tw

Biennale Internationale Design Saint-Étienne 2017

  8 de novembro de 2016

  Conferências

Saint-Etienne Cité du design e a Ecole Supérieure d’Art et Design anunciaram a 10ª edição da Biennale Internationale Design Saint-Étienne 2017 que terá lugar de 9 de março a 9 de abril de 2017, sob o título «Working Promesse, shifting work paradigms».

O trabalho é uma das principais preocupações da nossa sociedade uma vez que gera rendimentos e status, mas também é uma promessa de emancipação e perspetiva. Em 2017, em Saint-Etienne, designers, empresas, e também o território de Saint-Etienne como um todo, reunir-se-ão em torno deste tema promissor e ambicioso para enfrentar perspetivas, ideologias, inovações e desejos.

A Bienal é uma oportunidade para reunir muitos parceiros internacionais e também é uma ótima ferramenta para que professores ou estudantes possam mergulharem-se, para inspirar-se nos trabalhos apresentados e, por conseguinte, para incorporar a sua experiência no âmbito do Programa Erasmus.

Para mais informações, por favor visite http://www.biennale-design.com/saint-etienne/gb.php.

Univie: Summer/Winter Schools 2017

  8 de novembro de 2016

  Cursos

Univie: Summer and Winter Schools são programas curtos que espelham a versatilidade das disciplinas académicas na Universidade de Viena. Estes programas intensivos são desenhados para corresponder às necessidades dos estudantes para uma aprendizagem cultural, interdisciplinar e científica. Os estudantes têm uma oportunidade única de estar em contacto com académicos de alto nível, reconhecidos especialistas nas suas áreas e líderes da indústria. A maioria dos cursos é realizada em Viena, em outros locais na Áustria e alguns ocorrem no exterior.

Mais informações disponíveis online no website dos cursos: univie: summer/winter school website.

Os estudantes externos serão admitidos como alunos extraordinários da Universidade de Viena para assim poderem ficar abrangidos pelo seguro (seguro de acidentes e de responsabilidade civil). Além disso, os participantes das nossas universidades parceiras têm a oportunidade de ter isenção de propinas para o curso univie: summer/winter school selecionado da Universidade de Viena.

Para informações adicionais ou possibilidades de financiamento, por favor contate summer-winter-schools@univie.ac.at.

Descobre o Porto com a Câmara Municipal do Porto

  7 de novembro de 2016

  Eventos

Descobre o Porto.


Biblioteca Almeida Garett – Divisão Municipal de Bibliotecas
2016-11-09 (15:00)

Paços do Concelho – Câmara Municipal do Porto
2016-11-14 (14:30)

Centro Histórico do Porto – Reabilitação Urbana do Morro da Sé - SRU
2016-11-17 (14:30)

Centro Histórico do Porto – Divisão Municipal de Museus e Património Cultural
2016-11-24 (14:30)

Biblioteca Pública Municipal do Porto – Divisão Municipal de Bibliotecas
2016-11-30 (14:30)

Muralha Fernandina – Divisão Municipal de Museus e Património Cultural
2016-12-07 (14:30)

Casa do Infante – Divisão Municipal de Arquivo Histórico
2016-12-14 (14:30)

CAUP - Observação do Céu Noturno – Universidade do Porto
A definir

Museu Romântico da Quinta da Macieirinha – Divisão Municipal de Museus e Património Cultural
2017-01-05 (14:30)

“Caminhos do Romântico” – Divisão Municipal de Museus e Património Cultural
2017-01-12 (14:30)

Casa Museu Guerra Junqueiro – Divisão Municipal de Museus e Património Cultural
2017-01-19 (14:30)

Museu do Vinho do Porto – Divisão Municipal de Museus e Património Cultural
2017-01-26 (14:30)

Ciclo Cemiterial / Jardins do Palácio de Cristal – Divisão Municipal Parques Urbanos
2017-02-17 (14:30)

Primeira reunião transnacional do projecto «Sharing childhood 2»

  7 de novembro de 2016

  Projetos

Last Friday October 28th, the first transnational meeting of «Sharing childhood 2» Project («SACHI 2») was held in the University of the Balearic Islands.

The project is funded by the European Commission, in the framework of the Erasmus+ Programme. Sharing childhood 2 is a two year project where four European institutions are going to collaborate.

The partners are the Association Educational Centre for Intergenerational Integration HIPOKAMP (PL), the University of Porto (PT), the University of Strathclyde (UK), and the Social and Educational Training and Research Group (GIFES) from the University of Balearic Islands (ES), as coordinator. 

The intergenerational approach to senior education, proposed by SACHI2 is going to be implemented joining senior and children during the next school year in the involved schools from Poland, Portugal, United Kingdom and Spain.

«SACHI 2» continues the work of «SACHI 1», with the goal of expanding impact the on the educational community: adults, students (children) and teachers. The aim is also to promote the acquisition of language skills, collaborative and technological skills by the senior participants.

The project consists of six sessions where senior (>50) and students/children from local schools in each country (around 10 years old) share experiences.

It is estimated that about 1,320 people are going to be involved and it is expected that, thanks to a rigorous assessment, SACHI2 will produce new findings about intergenerational relations for this research field. The first year (2016-2017) is dedicated to research and preparation of the implementation foreseen for the second year (2017-2018).

The positive impact is expected to be felt not only by the partner organisations but also in schools participating in the project, in Porto, Palma de Mallorca, Strathclyde and Lodz.

With the project launch, partners are now starting to work on the implementation of the SACHI2 project, with the aim of contributing to create quality educational opportunities tailored to individual needs of senior students and to increase the use of inclusive methodologies related to educational diversity, in particularly intergenerational methodologies.

The elaboration and implementation of an intergenerational programme will contribute to help the senior community to develop new and useful skills while contributing to creating an inclusive society.